/* TOPO ----------------------------------------------- */
Image Map

24/07/2016

Demi Lovato é capa da edição de setembro da revista Elle Canada


Demi Lovato é capa da edição de setembro da revista Elle Canada

Entrevista:

Para explicar como dois porcos em miniaturas acabaram no set do nosso ensaio fotográfico da capa com Demi Lovato, precisamos recapitular para cerca de 12 horas antes da dupla – um rosa e outro preto-e-branco- acabarem relaxando em um sofá no W Hollywood Hotel, comendo uma banana no sol da manhã na Califórnia. 

Veja só, na noite anterior, a estrela pop de 23 anos e seu namorado, o ator Wilmer Valderrama, haviam anunciado sua separação amigável após quase seis anos juntos. Cinco dias antes disso, ela perdeu sua amada bisavó. Foi também a marca de seis meses em um ano que mais tarde ela descreveu como “difícil.” 

Agora é onde os mini-porcos – que tinham sido banhados em água de lavanda e esfregados com óleo de coco – entram. Pensando que Lovato poderia precisar de uma animação, sua assistente os organizaram como uma pequena surpresa. Quando a cantora chegou no set, de cara lavada e ainda em suas roupas de ginástica do treino daquela manhã, ela só passou alguns momentos tranquilos com os leitões. (Mais tarde, ela confessou que achou que eles cheiravam um pouco mal.) 

O dia foi de negócios como de costume, porém mais calmo, uma versão da rotina de ensaio fotográfico mais moderado dos típicos cabelos, unhas, maquiagens, guarda-roupa, fotos, guarda-roupa, fotos. Lovato é mais reservada pessoalmente do que seria de esperar com base em sua pessoa pública. Ela ainda se apresenta como a forte, jovem altruísta que acaba de lançar um álbum intitulado “Confident”, mas ela parecia um pouco mais frágil e um pouco mais cansada naquela manhã em particular. (Mais tarde naquela tarde, tivemos que colocar as coisas em espera para que ela pudesse tirar um cochilo.)

Começamos o dia no heliporto do hotel. Estava claro, e Lovato estava visivelmente lutando com a luz do sol, apesar de seu guarda-costas segurar um guarda-chuva e seus óculos de sol entre os flashes da câmera. 

“Eu não podia esperar para sair do sol!”, Lovato diz quando ela ligou de seu carro, a caminho da terapia, algumas semanas mais tarde. “Eu estava respirando fundo e pensando ‘Eu posso passar por isso. É apenas a luz exterior; não é o fim do mundo!’”, acrescenta ela secamente. 

“Esse dia foi definitivamente desafiador, mas eu tenho uma forte ética de trabalho, e eu não gosto de cancelar as coisas”, ela elabora quando perguntada o que achou do ensaio. “Eu gosto de me manter ocupada quando estou passando por algumas coisas.” 

Para falar que ela já teve experiência anterior “passando por algumas coias” é como dizer que a cantora de cinco oitavas tem uma boa variedade vocal. Uma criança atriz da Disney que chegou à fama co-estrelando com os Jonas Brothers no Camp Rock, Lovato entrou em reabilitação por motivos de drogas e álcool quando ela tinha 18 anos e, desde então, recebeu tratamento para bulimia e auto-mutilação. Ela disse que, no momento, não esperava chegar nos 21.

A coisa extraordinária sobre a história de Lovato é que não estamos acompanhando mais uma descendente de outra criança atriz se jogando nos tabloides, embora em uma entrevista recente, Lovato confessou que, com quase 15 anos e chegando no ano de Britney e colapsos muito públicos de Lindsay, ela pensou que provavelmente também seria seu futuro. 

Em vez disso, nós estamos ouvindo sobre a recuperação e sobriedade de uma jovem mulher que teve sua última bebida há quatro anos. Hoje, ela é apontada como modelo de como uma pessoa saudável e em forma se parece. O que ela conseguiu fazer durante a gravação de quatro álbuns certificados ouro, jurada do The X Factor e escrevendo um livro best-seller, Staying Strong: 365 dias por ano, até parece uma nota de rodapé.

Mas isso ajuda a explicar seus impressionantes seguidores nas mídias sociais: 36 milhões no Twitter, 41 milhões no Instagram e, provavelmente, o maior número em Snapchat, se fosse possível ver o número de visualizações nas atualizações diárias da estrela. (No dia em que conversamos, ela comprou uma brilhante Hermès Birkin laranja e postou no Snapchat a sua cerca de US $15.000 compra por “impulso”.) 

"Honestidade me dá um jeito de relacionar com os meus fãs”, diz Lovato sobre sua capacidade de se conectar, seja qual for a plataforma. “Se eu não sou honesta, então eu não posso me abrir para eles e eles não podem se relacionar comigo em tudo. Tento inspirar as pessoas dizendo ‘Se eu posso passar por isso, você pode passar por isso.'” 

Lovato “voltou” aos meios de comunicação social, depois de uma pausa de um dia. Tinha jurado se desligar do Twitter e Instagram depois de ser envolvida em uma briga um pouco bizarra com os fãs Mariah Carey. (Ela comentou sobre um meme comparando Carey e cantora pop Ariana Grande, “Mariah é uma lenda e é muito talentosa, mas constantemente xinga as pessoas. É desagradável a forma como ela trata Jennifer [Lopez].”)

“Eu voltei tão rapidamente porque eu fiquei tipo, ‘Quer saber? Foda-se'”, diz Lovato ao elaborar o seu tweet de retorno.
“Eu estou de volta vadias. E eu vou voltar mais honesta do que nunca.”Ela continua: “Isso não significa que eu deveria punir meus fãs para o que meus haters dizem. Estou tão cansada de me importar.” 

Nos tweets marcando seu retorno, Lovato também disse sarcasticamente “Aquela vez que eu comecei a minha própria caridade de prestação de cuidados de saúde mental para pessoas que não podem pagar e isso é o que vocês falam.” Lovato, que vive com o transtorno bipolar bem digerido, repete essa exasperação para nós. “É frustrante ver o meu trabalho de caridade sendo ofuscado por coisas bobas, mas você tem que continuar com as pancadas.”Esse trabalho, o que inclui fazer lobby junto ao governo dos Estados Unidos para obter melhores programas federais para o tratamento de saúde mental, é o que Lovato chama de “propósito”. 

“Os elogios que mais importam para mim são aqueles que reconhecem o trabalho que faço caridosamente”, diz ela. “Isso é realmente o que mais importa. Nenhum número pode superar isso.” (Esses elogios incluem um prêmio GLAAD por sua defesa da igualdade do LGBT e, talvez mais significativamente, os testemunhos de “Lovatics” que dão crédito a sua transparência radical por salvar as suas vidas.) “É a coisa que me mantém forte, me faz sentir que quando eu quero desistir, eu sei que tenho isto comigo.” Quando peço para imaginar a sua vida sem sua voz, Lovato fica perplexa: “Eu sei que estaria OK. Eu faço coisas mais gratificantes do que cantar canções.”

Lovato é forte, mas ela não é à prova de bala. Na verdade, ela se chama “o tipo de pessoa que sente tudo.” A machuca, por exemplo, quando é criticada em relação a outras pessoas, o que é, talvez, uma alusão as constantes comparações com suas companheiras da Disney que viraram estrelas do pop Selena Gomez e Miley Cyrus. “Eu sou eu”, diz ela. “Eu não sou ninguém, mas eu, e eu desejo que as pessoas parassem de me comparar com os outros.” 

E enquanto ela encontra seu valor “a quantidade de amor que eu dou para as pessoas,” Lovato também descobriu o outro lado da maneira difícil: “Há momentos em que eu me dou muito para outras pessoas. Eu tive amizades na minha vida onde eu fazia tanto para a outra pessoa e passava completamente despercebido ou me tratavam mal. Isso é algo que você não se esquece.” 

“Eu tenho que me lembrar que a vida é vida, é o que é, e nada é doloroso o suficiente para me impedir de seguir meus sonhos.”

E agora é hora para uma rodada mais leve e rápida: 

O que você acredita? 
“Aliens! Eu vi um UFO. Alguns anos atrás, eu estava andando e eu olhei para cima e era quase como se houvesse um verme no céu. Foi mudando de forma e movendo-se por todo o lugar.” 

Qual é o seu valor fundamental? 
“Não mude para outra pessoa. Apenas seja você. E não dê a mínima.” 

Qual é a sua mais recente compra on-line? 
“Uma Snuggie que é na forma de uma sereia.” 

Qual emoji que você mais usa? “
Aquele que tem olhos pequenos e a língua para fora da boca.” 

De quem foi a sua mensagem de texto mais recente? 
“Minha treinadora me dizendo que estava orgulhosa de mim.” 

Como seu mais antigo amigo descreveria você? 
“Engraçada. Um bom momento para mim é apenas rindo.” 

Qual é o seu pedido no Starbucks? 
“Um chá verde gelado com uma bomba doce.” 

Quando você tiver 30 anos de idade, você vai estar… 
“Espero que ainda fazendo o que eu amo.” 

Quando você tiver 70 anos de idade, você vai estar… 
“Espero que com a pessoa que eu amo.”

Fotos: